quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dos 18 aos 20 meses



Ando para escrever sobre esta fase dos 18 aos 20 meses há bastante tempo, adio sempre ou tenho sempre uma desculpa para não o fazer, não adio mais, o intuito é escrever para não esquecer e neste vai e vem já passaram 2 meses e cada vez passam mais, o risco da memória falhar é iminente.


A Leonor é e sempre foi muito despachada, mas num espaço de duas semanas (18 meses e meio) notei um salto no desenvolvimento enorme.
A fase engraçada chegou no mesmo timming da menos engraçada, as birras, está co-relacionado penso eu, uma vez que já se afirma é natural que não goste de ser contrariada, é tudo um mundo novo aos olhos desta mini.
Neste curto espaço de tempo (enquanto escrevo faço várias paragens, não minto, a memoria falha ou é mesmo um problema meu (é certo) ) a Leonor começou a repetir tudo aquilo que ouvia e via, tentava pelo menos. Acho incrível a capacidade que as crianças têm de absorver tudo, pormenores mínimos que tentava copiar.

Adoro quando tenta repetir alguma palavra que ouve.

É verdade mesmo, já não me lembro de mil coisas que queria escrever há dois meses atrás, fico me pelos 20meses quase 21.

O lado B. (birras) da vida é terrível, esta menina tão querida e calminha virou um mini diabinho, não sempre, quase vá, penso onde vou buscar a paciência (que às vezes não tenho é um facto), respiro mil vezes por dia, reviro os olhos e já passou (ou não). 
O pinguim pensa que já consegue fazer tudo sozinha, não consegue, como subir e descer escadas, não quer a mão e não quer e não adianta, explico que pode cair e que tem que dar a mãozinha, claro explicar à Leonor e não explicar é igual a zero, ora repito vezes sem conta  a mesma coisa todos os dias (um dia vai interiorizar) torna-se cansativo (mas é o meu papel) e por vezes apetece me esgana-la quando teima que vai descer sozinha!( Diz ela: "déxa,déxa")
 Às vezes consegue (cada dia aperfeiçoa a técnica dos pés e o equilíbrio) sinto me orgulhosa e ela sente-se contente, não deixam de ser marcos no desenvolvimento, estas pequenas conquistas.
Faço questão de contar sempre as escadas, assim como quando come a sopa na varanda e brincamos com as molas, as molas têm cores e as cores devem ser distinguidas (vá só ensino 3 para não confundir, amarelo está na ponta da língua, azul quase quase, o vermelho é a mais fácil), não é perfeita, não quero que seja, mas faz parte das nossas brincadeiras, e porque não aprender a brincar?

Ainda NÃO dorme a noite inteira.
Porque Leonor, p-o-r-q-u-e?
(Eu até sei, dormir com a mamã é bem melhor)


Continuas engraçada como sempre foste, cada vez mais agora porque já começas a falar e a expressar te melhor, todos te adoram e tu fazes por isso. (sou suspeita mas arrisco dizer que ninguém te resiste).

Com 18 meses 

Com 20 meses

O cabelo cresce as olhos vistos.















Sem comentários:

Enviar um comentário